sexta-feira, dezembro 08, 2006

Ser persistente


Muitas pessoas confundem a persistência com motivação, mas existe uma diferença substancial entre as duas, e de cuja compreensão depende o nosso sucesso na vida. Motivação sugere a capacidade de encontrar sempre um “motivo” para continuar ou voltar a começar, sem se cansar.

Persistência, no entanto, vai mais longe porque, além de correr atrás de um objectivo, nunca desiste de um ideal. Muitas pessoas são consideradas motivadas, mas poucas são realmente persistentes e não desistem de um projecto no primeiro obstáculo.
A persistência é um factor decisivo para o sucesso e está relacionada com a maior das vitórias – a pessoal. Esta, sem dúvida, exige um longo processo que começa na vontade interior, ou seja, na motivação, mas não apenas.

Todo sucesso começa com a decisão interior de atingir um determinado objectivo, o qual exige um planejamento. Este, por sua vez, supõe fixação de metas quantificadas e qualificadas, definição de etapas, superação pessoal e profissional e muita criatividade. Tudo regado com persistência.
O inventor da lâmpada, o americano Thomas Edison foi enviado pela professora para a casa porque não era muito inteligente e fez 25 tentativas, para muitos consideradas um fracasso, antes de concluir a sua invenção. Daniel, um escravo levado de Israel para a Babilónia, tornou-se governador.

A experiência e a história da humanidade provam que a persistência transforma pessoas comuns em pessoas vitoriosas.

Sem comentários: