terça-feira, novembro 13, 2007

Começar de novo


Dentro de pouco menos de dois meses, começa o desfile das promessas para o ano que vem. Nos Estados Unidos, as "resolutions" enchem páginas de jornais, murais de empregos e, até sermões nas igrejas. Infelizmente, depois das primeiras semanas, as promessas não passam disso mesmo, promessas.

O processo de começar de novo é sempre dificil. Os manuais de psicologia e os especialistas do pensamento positivo defendem que o processo inicia na mente, ou seja, devemos consciencializar-nos primeiro para, depois, atuar. Eu também acredito que tudo começa na mente, mas penso que o primeiro ponto é termos a consciência de que é necessário começar de novo.

Quantas vezes não tomamos decisões apenas por tomar; porque é a onda do momento, porque os outros decidiram também; porque é tradição, porque alguém me empurrou para isso, porque...

17 anos depois estou grávido outra vez, mas é a Valéria que vai ter duas gêmeas. Como uma filha apenas era pouca para o meu recomeço, Deus quis dar-me uma ajudazinha: mandou duas, Bianca e Bruna. Janeiro de 2008 será um novo recomeço: ser pai, outra vez, aos 44 anos.

É um lindo recomeço e por isso prefiro não pensar nas noites sem dormir, nas fraldas que terei de trocar, nos cuidados que exigem duas bebês, nos gastos que aumentam. Prefiro, sim, alegrar-me pelas duas vidas que irão nascer, pelos olhos que brilharão, pelo choro que será de alegria, pelo prazer do meu próprio "renascimento pessoal".

Como escreveu Ivans Lins, que bom é começar de novo e contar comigo, com a Valéria e com Deus!

1 comentário:

Anónimo disse...

"ser pai, outra vez, aos 44 anos." Cade a surpresa cara ? Vais ainda a tempo ja que e nessa idade que o aparelho reprodutor ganha a velocidade de cruzeiro... Que venham mais combinacoes dessas...Bianca e Bruna... Ja agora que "punteria" ?

Felicidades pra ti e pra tua esposa!

Nelson Herbert
VOA