quarta-feira, abril 09, 2008

A vergonha do século

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, admitiu hoje que é vergonhoso o facto de o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e do seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC), permanecerem na lista de organizações terroristas dos Estados Unidos. "A África do Sul é um país com o qual agora temos excelentes relações, mas é vergonhoso que ainda tenha que intervir pessoalmente para autorizar a entrada no nosso território de meu colega sul-africano, para não falar do grande dirigente Nelson Mandela", acrescentou.

Condoleeza Rice fez esta declaração a uma comissão do Senado, depois de ter anunciado o desejo de adoptar uma nova lei para retirar o ANC da lista de organizações terroristas. Curiosa é a estranheza dela: "Realmente espero que possamos suspender estas restrições sobre o ANC".

Alguém pode explicar-me como uma pessoa como Nélson Mandela, considerado unanimemente como a personalidade do século 20, pode estar numa lista de terroristas, juntamente com Osama Bin Laden e outros? A propósito, os líderes do regime racista sul-africano não estavam nesta lista. Mais interessante é que não integra esta famosa lista, por exmplo, o presidente chinês, o líder da maior tirania do mundo, da qual se alimenta o american stablishment.

Apenas pergunto, qual é a escala de valores da América?

Sem comentários: