terça-feira, setembro 15, 2009

Dramática

A notícia de hoje não poderia ser mais dramática: um condenado a 15 anos de prisão conseguiu fugir dos guardas no momento em que teve alta no Hospital Agostinho Neto, na Praia. O indivíduo, que tem outros crimes na lista pessoal, além daqueles que praticou nos Estados Unidos que motivaram a sua deportação, foi sozinho e com as mãos nos bolsos à casa-de-banho. Depois ninguém o viu.

Não sei porque carga d´água esta notícia me causa algum espanto, ou, na verdade, porque é uma notícia, se cenas como essa já acontecem com alguma regularidade em Cabo Verde. O que me espanta, sim, é o facto de enchermos o peito e a boca para dizer que somos um país de rendimento médio, enquanto registamos situações que no Haiti ou no Afeganistão, onde o Estado praticamente não existe, já fazem parte da história.

Causa-me alguma confusão a mania que temos de armar em espertos e de pensarmos que somos os paladinos de alguma coisa. Um condenado como este nos Estados Unidos vai à casa-de-banho com mãos e pés algemados e os guardas ficam em frente de todas as portas e janelas existentes. Será que a nossa democracia respeita mais os direitos humanos que os americanos?

No início classifiquei a notícia de dramática. E é, porque um assassino está à solta e outras vítimas, inocentes ou não, têm a sua vida em perigo.

2 comentários:

Jose Heleno disse...

Nha broda, esta notícia é dramatica. Mas mais dramatica é ver os moradores de "Inferno" com a luz clandestina ligada novamente. Apesar de um ter morrido de choque, isto nao serve de emenda. Todos ja estao novamente "felizes" com a luz em casa. Isto tem soluçao?

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

tei das informações diversificadas sobre Cabo- Verde e Africa. Vou seguir seu blog.Fale sobre as religiões ai.
www.vivendoteologia.blogspot.com