segunda-feira, setembro 28, 2009

A nova onda

Este post ficou no tinteiro por falta de tempo e também porque estou há três semanas à espera da CV Telecom para instalar a internet em minha casa. Depois dizem que os jornalistas é que não servem.... bom..., deixemos isso para lá.

Fui ver e apreciar a Mayra Andrade num recente concerto no Auditório Nacional, na Praia. Voz grave e rouca, como gosto, inteligente, expressiva à medida, sensual o suficiente , e muita qualidade. Em tudo. Na escolha do repertório, na interpretação, na mensagem que passa.

Mayra encarna a nova onda da música cabo-verdiana de qualidade, com recurso a novos sons, diferentes ritmos e letras actuais. Os mais saudosistas e puritanos reclamam determinadas influências, mas eu congratulo-me com elas. Outros podem dizer que Mayra faz música em crioulo e não música cabo-verdiana, mas eu me sinto crioulo ouvindo as suas sonoridades e apreciando as suas letras.

Felizmente que, quando valores como Manuel d´Novas desaparecem, surgem jovens com a qualidade de Mayra Andrade que, além de tudo, sabem estar num palco e representar a música cabo-verdiana, sem recurso a garrafas de wísque. Vem mais vezes, Mayra!

2 comentários:

da caps disse...

Ainda bem que o que percebes de música é o mesmo que eu percebo de religião, ou seja, pouco ou nada!!

Anónimo disse...

Cabo Verde é um país com muitos jovens e muitos talentos, Mayra representa, e bem seu povo e "A nova onda"!