domingo, novembro 08, 2009

Blogueira agredida pela secreta cubana

Na véspera da comemoração de uma das mais importantes efemérides do nosso tempo, a queda do Muro de Berlim, deixo aos colegas blogueiros esta trste notícia: Yoani Sánchez, a conhecida blogueira e crítica do governo cubano, foi detida, por alguns momentos, na sexta-feira, 6, com amigos por agentes de segurança, que os chamaram de contrarrevolucionários. Ela estava acompanhada de outros blogueiros e o grupo pretendia participar de uma manifestação contra a violência.

Os agentes a obrigaram e ao blogueiro Orlando Luis Pardo a entrarem num automóvel quando eles se aproximavam da manifestação na área do Vedado de Havana. Yoani disse ter sido puxada pelos cabelos e chutada ao se recusar a entrar no veículo. Os agentes lhe teriam dito que ela fora longe demais em suas críticas ao governo. Ela e Pardo foram levados a um lugar próximo de sua casa, onde foram deixados. Segundo a blogueira, os agentes jogaram fora seus documentos e partiram.

- Foi muito violento - disse Yoani, conhecida internacionalmente por seu blog "Generación Y", que frequentemente critica o governo comunista de Cuba. - Não tivemos chances de reagir; eles eram fortes.

No momento do ataque, Yoani chegou a chamar a atenção de pessoas próximas na rua, gritando que estava sendo sequestrada. Mas os homens disseram aos transeuntes para não se meterem, e que eles estavam levando contrarrevolucionários. Eles não explicaram o motivo da detenção, mas Yoani acredita que o objetivo foi evitar que ela participasse da manifestação.

- Estou chocada. Foi algo muito forte - disse ela, reclamando de dores no ombro e nas costas.
Uma outra blogueira, Claudia Cadelo, também teve que entrar num carro de polícia e foi libertada ilesa em outro lugar.

Yoani já ganhou vários prémios internacionais pelo seu trabalho no blog, mas é pouco conhecida em Cuba devido às restrições à internet. O governo cubano não esconde a sua insatisfação com a blogueira, ocasionalmente acusada de inimiga do Estado pela imprensa oficial.

Cerca de 60 pessoas participaram da manifestação contra a violência. Elas deram algumas voltas, sem discursar. Não ocorreram incidentes e um participante disse que o protesto não se referia apenas a Cuba, mas a todos os países.


in O Globo

Sem comentários: