quinta-feira, novembro 26, 2009

Thanksgiving

Uma das principais marcas, positivas claro, da minha passagem pelos Estados Unidos que carregarei por toda a vida é a comemoração do Thanksgiving, em português Dia de Acção de Graças. Não pela festa, embora goste dos sabores, nem pelo dia seguinte - na sexta-feira a seguir ao Thanksgiving é o dia em que os preços são os mais baratos em todo o ano.

Gosto do dia pelo significado da sua origem. Peregrinos em terra estranha decidiram parar e agradecer a Deus pela colheita que obtiveram e pela comida em cima da mesa. Eles que tinham sido escoraçados da sua terra natal que ficou do outro lado do Atlântico. Eles que, embora acreditassem num Deus cuidadoso, desconheciam o futuro.

Ao contrário de muitos emigrantes que antes e depois deles conheceram a terra-longe e que apenas lamentam o destino e a saudade, os peregrinos da América agradeceram a Deus pela nova oportunidade. Esta é a grande diferença do povo americano, quer gostemos dele ou não e da sua política externa. Por sinal, algo do qual sou crítico também.

Aqui na minha querida terra, também parei hoje, 26 de Novembro, para, com a familia, agradecer a Deus por ter ido e regressado e por ter cada dia uma nova manhã. Às minhas filhas deixo o exemplo de agradecer. O Diego e o Júnior já o sabem fazer.

Sem comentários: