segunda-feira, abril 26, 2010

JMM chama os bois pelos nomes e toma-os pelos chifres

O primeiro-ministro José Maria Neves convocou as chamadas "forças vivas" da Nação para um grande Fórum Nacional de Consenso de Combate à Violência nesta quarta-feira, 28. Avesso a nomes pomposos e lugares-comun, gostei do título porque indica claramente que a Nação está em luta contra a violência.

Desta forma, JMN chama os bois pelos nomes e indica claramente que estamos frente a um problema a que urge pôr cobro. Não há panos quentes para com o problema, a violência; há que enfrentá-la e para isso toda a Nação é chamada. O primeiro-ministro dá sinais interessantes, por exemplo ao abrir o fórum com o Bispo da Igreja Católica e convidar o Superintendente da Igreja do Nazareno e o Presidente da República para o encerrar. JMN sugere claramente que o Estado não pode assobiar para o lado e que urge reerguer os valores cristãos que estão na base da Nação cabo-verdiana.

Além deste fórum em que chama os bois pelos nomes, repito, JMN decide pegar alguns pelos chifres, falando directamente com a ponta do iceberg desse flagelo. A "cimeira dos thugs", como foi apelidada pela imprensa, pode falhar no nome, mas não no objectivo final. E mostra um PM na sua máxima força, ou seja, sem medo de ver a imagem beliscada com esta iniciativa.

Importa agora, qual avião caça-furacões que entrando no turbilhão procura entender a força do vento, que JMN consiga chegar ao objectivo a que se propõe. Eu espero que, no final deste processo, haja um programa abrangente e multifacetado virado para as comunidades nos bairros, cujos protagonistas sejam os activistas comunitários in loco.

1 comentário:

Galileu disse...

Pena que foi muito tarde, lamento a vida de muitos jovens que foram sacrificados nesses anos, isso já devia ser feito há muito tempo. Como diz aquele velho proverbio "mas vale tarde de que nunca", espero que ele fez isso de boa vontade e com sinceridade. Não vale fazer as coisas só para ganhar eleições, o povo cabo verdiano merece.