segunda-feira, agosto 23, 2010

Derrota vista do camarote e com mesa farta


Herança do meu pai, sou benfiquista, no entanto, não sofro mais. Aliás, essa etapa terminou com a adolescência porque bem cedo ganhei a consciência de que o futebol é apenas um espectáculo e que puxamos por uma ou outra equipa apenas por gosto, nada mais.


Assim conversados, tive a oportunidade de, depois de uma década, assistir a um jogo no Estádio da Luz, em Lisboa. Foi no passado dia 15, mas, desta vez, a partir de um camarote e a convite de um amigo. Tudo apontava para um grande espectáculo. Até a animação antes e durante o jogo, uma clara imitação lusa do que acontece nos estádios americanos.
À chegada, no camarote, uma mesa rica de aperitivos e o anúncio de que um bom jantar estava a caminho. A boa conversa estava garantida. Pelo meio, um jogo horrível e a tristeza de ver o Benfica vender barata a derrota. Para mim é o espelho do futebol português, muito fraco, apesar da melhoria significativa das instalações e de todo o marketing e merchandising que envolvem o futebol de hoje.

PS. No final soube que, entre os convivas, estavam uma portista e um sportinguista. Moral da história: "não te assentes com os inimigos".