quinta-feira, maio 19, 2011

A perspectiva divina

Escrevi há dias no Facebook: "A paz de Deus que excede todo o entendimento é quando estamos em paz e não entendemos nem sabemos por quê!!!"

Compreender a dimensão da Divindade, ou seja de Deus, constitui, quiçá, o motivo da descrença do homem em Deus, ou na falta de uma fé total e activa em Deus. No nosso dia-a-dia medimos os outros pela nossa régua e esperamos que o próximo em situações semelhantes às nossas tenha comportamentos idênticos aos nossos.

Quando olhamos para o Divino, também esperamos que o seu comportamento seja semelhante ao nosso e usamos a mesma régua com que medimos os criados para medir o Criador. No entanto, ao revelar a sua essência, Ele mesmo disse "não ser homem para falhar", portanto, não ser humano.


As dimensões diferentes do Criador e do criado levam a perspectivas diferentes, muitas vezes díspares, com resultados esperados e formas de intervenção também diferentes. Compreender ou crer em Deus constitui, portanto, o nosso grande desafio e aqui o homem também tem procurado entender a Verdade Absoluta com a verdade relativa, ou melhor, com as verdades relativas, quando Ele deve ser entendido com um dos mais poderosos instrumentos que a própria Verdade Abosoluta encerra: a fé.


E aqui começam os nossos problemas porque a fé não se entende, vive-se, exercita-se no deserto da vida. Fantástico é como podemos exercitar a nossa fé com e em situações que, por ironia, podiam fazer-nos perdê-la. Também são nesses momentos que melhor conhecemos a Deus e melhor entendemos a sua verdade absoluta Que definitivamente cremos!


Então, sim, aprendemos verdadeiramente os conceitos de esperar em Deus, com a paz que apenas Ele nos dá e que excede a todo o entendimento. E no tempo de Deus!

Sem comentários: