quarta-feira, maio 02, 2018

Histórias que inspiram e motivam, conte a sua


O meu post “Tu tens câncer” – sobre a superação a quatro cânceres - dedicado às guerreiras e guerreiros que enfrentam e que poderão vir a enfrentar essa doença teve reacções interessantes. Se é verdade que todas tiveram o seu impacto, chamou a minha particular atenção as histórias de combatentes que li. Gostei de saber que aquele post animou, motivou e ajudou a muitos.

Recuso, no entanto, qualquer heroismo por, entre outros factores, haver gente que também serviu de motivação para mim e muitos que continuam a sê-lo. E creio que para todos.

                                                                  Allyson Allred (Foto: al.com)

Na terça-feira, 1, vi uma reportagem na NBC sobre quatro mulheres que sofreram um raro câncer no olho, quando eram, todas, estudantes numa universidade nos Estados Unidos. Mas a minha atenção particular foi para Allyson Allred, que, em 17 anos, já enfrentou esse câncer em sete ocasiões. Uau! Que guerreira de resistência, que me deixou sem palavras há mais de 24 horas.

João Carlos Martins era um exímio pianista brasileiro e, com pouco mais de 20 anos, um dos mais aclamados do mundo, com apresentações em Carnegie Hall, em Nova Iorque, por exemplo. De repente, numa partida de futebol teve três dedos atrofiados. Mais tarde, durante um assalto, uma pancada provocou numa lesão que cortou a comunicação entre o cérebro e a mão direita. Teve um tumor na mãe esquerda.  Com o passar dos anos deixou de tocar piano como fazia e passou a maestro, sendo um dos mais conceituados na actualidade. Passou por 22 cirurgias!! Isto mesmo, 22 cirurgias. Guerreiro de persistência!

João Carlos Martins (Foto: uol.com.br)

Na comunidade de fé a que assisto, há uma senhora que passou três anos numa cama de hospital. Três anos, sim. Hoje, vejo-a a conduzir um camião, apesar de ter pouco mais de metro e meio de altura. Guerreira de coragem.

A Valéria, minha esposa, teve um acidente aos 16 anos e os médicos disseram que ficaria paraplégica e que não poderia engravidar-se. Agora, depois de três filhos, quando os médicos olham para a sua história e por outras situações pelas quais passou, perguntam por que não está numa cadeira de rodas. Guerreira de fé.

Valéria e os filhos (Foto: ALA)

Os obstáculos que surgem à nossa frente são desafios, não impedimentos, que estimulam a nossa imaginação, persitência, esforço, foco e fé.

Acreditar no impossível, no entanto, é um desafio que ultrapassa a nossa mortalidade e só um conhecimento profundo de Deus permite-nos entender a profundidade de acreditar ser possível transformar o “impossível em possível”. Este processo não é um simples acto mecânico de passar a crer, mas um profundo mergulho na essência de Deus, que decorre de uma vivência com o Criador.


São histórias que inspiram, de gente que lutou e que luta contra as mais adversidades da vida.  Conte a sua!

Sem comentários: