segunda-feira, novembro 12, 2007

Isaura, 81 anos!!!


11 de Novembro de 1926 nascia a minha mãe, a quem puseram o aportuguesado nome Isaura Pereira da Silva. Depois do casamento, acrescentou Barbosa Andrade. 11 de Novembro de 2007 - completou 81 anos de vida e, segundo me dizem os irmãos que estão em Cabo Verde, ainda consegue cansar aqueles que tentam acompanhar os seus passos nos passeios na Praia.

É fácil escrever sobre a mãe, mais fácil ainda é cair no lugar comum de todas as homenagens, porque mãe é mãe. Escuso-me de a agradecer porque procuro fazer isso com as minhas acções, fruto do que Ela me ensinou e que decorrem da sua própria personalidade e forma de viver. Agradeço, sim, a Deus pela mãe que me deu.

A minha mãe marcou-me pela sua integridade e firmeza de carácter. Para ela, a verdade é só uma: "não" é não, e "sim" é sim. O pior - ou será melhor?! - é que conheci na pele essa realidade. Que o digam as minhas pernas...

A procura pela perfeição - humana, claro - sempre me impulsionou a dar um passo a mais e a fugir do lugar comum. Desde um prato bem arranjado, ainda que apenas com atum e arroz, a falar corretamente o português e a saber comportar-se em privado e em público, são exemplos de uma faceta da Isaura que está bem presente no meu dia a dia.

Outro aspecto que deixou marcas profundas na minha vida é a descrição da minha mãe, embora Ela também seja protagonista. Como esposa de pastor evangélico durante quase 40 anos de ministério por várias ilhas, Ela ouviu e vivenciou histórias de centenas ou milhares de pessoas que a procuravam para ouvir um conselho ou apenas para desabafar. Mas da boca d'Ela, não se ouvia nenhum comentário público que pudesse pôr em causa a confiança n'Ela depositada. Nem mesmo em casa a ouvimos falar, por exemplo, dos problemas que Ela e o meu pai enfrentavam, situação normal em qualquer casamento.

Vou parar de inumerar as facetas da minha mãe que deixaram marcas na minha vida, porque teria de encher milhares de página na Internet. No entanto, não posso deixar de citar a forma como Ela nos legou a fé em Deus: vivendo o Cristianismo de forma natural e real, no privado e no público, sem um discurso na rua e outra prática em casa. E sempre: confiando em Deus!

Obrigado mamá!!!

PS. Chega logo porque estou com saudade de um bolo de frutas, casadinhos de maizena, foguetes, etc., nhamiiiiiii



2 comentários:

Anónimo disse...

de facto, a minha prima Isaura sempre foi um exemplo para mim e continua a ser amiga compreensiva de sempre. não vou acrescentar mais ao k já disseste, mas queria k soubessem k a amo muito e desejo muitos mais anos de vida para uma prima (tia), sempre preocupada com a sobrinha e familia...PARABÉNS pelo aniversário dela e pela mãe exemplar k Deus vos deu. Sou a prima ruth

Anónimo disse...

Meu querido Irmão Alvarito.
A Benção do Senhor seja recalcada sobre ti e tua família, pela obra que Deus colocou em teu coração, para nos confortar com o teu Dom de oratória, que eu não tenho.

Subscrevo e sublinho todas as palavras que dedicaste à Aquela que Existe e jamais existirá igual, Mãmã.

Acrescentava dizendo que Deus nos convida a ser Santos como Ele é Santo. E vivendo e seguindo a vida da nossa mãe, consideraria nesta vida terrena como a Santa ISAURA. Nos meus poucos 38 anos de vida nunca ouvia alguém dizer ou murmurar algo negativo da nossa mãe, mas o contrário já ouvi várias vezes, D. Isaura é uma serva de Deus, D. Isaura é uma benção, D. Isaura é uma Heroína na Fé, D. Isaura um pilar forte da Igreja do Nazareno em Cabo Verde, etc., etc..

QUE DEUS A ABENÇOE, E LHA DÊ MUITOS MAIS ANOS DE VIDA NO NOSSO CONVÍVIO!

BEM HAJAM TODAS AS MÃES ... "CUJO DEUS É O SENHOR".


UM GRANDE ABRAÇO PARA TI, COM SAUDADES.

"Cabeça"

OBS: E acrescentava mais, para além dos seus passos fervorosos, nunca vi alguém com 81 anos de idade que sobe num prédio de 4ºandar,sim, quarto andar e depois de um folguinho de 2 minutos, estar novinho em folha para fazer qualquer coisa.

Tito Barbosa Andrade & Família
- Bia (esposa), Hilton e Nayara
MINHA RIQUEZA TERRENA!!!