quarta-feira, julho 22, 2009

Uma tarde diferente, à Brito-Semedo

O blog é para isso mesmo: partilhar com os amigos o nosso dia-a-dia, como se estivéssemos num café. Não o concebo como um espaço público de desabafo e para mandar recados ou uma avenida de vaidades.

O domingo passado, 19, foi diferente. Tendo por "desculpa"umas lagostas, o meu amigo Manuel Brito-Semedo - como ele diz Lalela, para os sampadjudos e Brito para os badios - convidou-me a mim e à minha esposa, com as nossas gêmeas é claro, para "lhe ajudarmos" a preparar os tão apetitosos bichinhos do mar. Lindo pretexto para uma tarde especial.
Depois de subir os quatro andares - com carrinho de bébé, travesseiros, etc - desfrutamos de um tempo único em casa do Brito-Semedo. Seis mãos trafegavam pela cozinha, com a chef Valéria no comando, e muita conversa para ir amansando o estômago que já reclamava. Falámos das lembranças do passado, da familia, dos filhos, dos gostos, da política, da cultura, da literatura, das experiências. E claro... da Maria Emilia que não estava presente.
As lagostas e o arroz chinês à moda da Valéria mereceram os maiores elogios, enquanto a conversa rolava solta. As gémeas pegaram num sono longo que o Brito justificou como a prova de que em casa dele a paz abunda. Pelo meio, até fomos agraciados com a leitura de textos literário-gastronómicos.
Para fechar a tarde com chave de ouro, depois de deliciadas umas mangas di terra, fomos para a Esplanada Boa Vista, por mim baptizada. Da varanda, à altura do quarto andar, pudemos saborear dois cafés e chá (para a Valéria), e um Chã Passito como "peça k leva", enquanto as meninas, já acordadas, olhavam para o mar ao fundo.
Foi uma tarde maravilhosa, diferente, à Brito-Semedo e que seria o mote para uma coladeira, caso o convidado fosse o Manuel d´Novas. Fica o registo de uma tarde muito "desinfastiose" (não peçam os puristanos do português que não dá para fazer concordância).

1 comentário:

FERNANDA disse...

Gostei do relato! Os pormenores fizeram-me sentir como tivesse sido tambem convidada para o almoço.
Recordamos com saudade dessas "tardes diferentes", com o casal Catela-Brito Semedo.
Como boa Moçambicana que sou, acho que boa lagosta só se faz aqui na nossa terra, é caso para perguntar: ó Manel como é que preparaste?moço pá !!!!
Abração
Fernanda Ribeiro