terça-feira, abril 06, 2010

Impressionante

Cinema da Praia, 5 de Abril, 18:30. Cheguei, como sempre gosto de fazer, a tempo, mas pensei que a apresentação do filme-documentário Kontinuasom tivesse terminado, tão elevado era o número de pessoas aglomeradas à frente do Cinema. De repente, vi que todo esse povo queria entrar para ver a obra.
Impressionante! Assim pensei ao ver tantas pessoas sedentas de um filme, de cultura. Alguns reclamam do "apoio" do Estado, mas veio à minha mente a falta de visão e dinâmica do empresariado nacional. Com tanta fome de cultura, não estará aí um mercado potencial ou será que o pessoal correu em massa porque era "na mascadjon?" Duvido muito. No entanto, e felizmente, esta será uma semana de muita actividade cultural, com o Festival Kriol Jazz e Vasco Martins a marcar presença.
Mais tarde, nesta terça-feira, em casa vi o filme. Fiquei fascinado com a obra, apesar de pequenos reparos a nível do som e de determinados aspectos da realização. Kontinuasom é um canto à cabo-verdianidade visto de fora, mas feito por gente da casa. Ficaram-me na retina aquela "assembleia sublime" protagonizada pelos mestres Kodé di Dona, Nasia Gomi, Txota Suári, Ntoni Denti Doro e Lela Violão e soberba "Opera Crioula" de Vasco Martins.
Assim dá gosto ver o que se faz por estas ilhas.

Sem comentários: