terça-feira, julho 13, 2010

Vuvuzelando o homem!

O homem da foto é o autor da vuvuzela. Descubri que o problema não está na vuvuzela, mas no homem que a inventou. A Revista Única, do jornal Expresso, de Portugal, do dia 10 de Julho publicou o seguinte texto:

Andar de avião na África Sul é diferente: A hospedeira avisa para não fumar, apertar o cinto e não soprar na vuvuzela. "Quem o fizer incorre na prática de um crime e será processado judicialmente", diz a voz delicada ao microfone.

O culpado é Neil van Shalkwyk, um sul-africano de 37 anos que jogava a lateral-esquerdo no Santos de Cape Town e quando marcou um golo viu um adepto soprar num chifre de kudu (espécie de antílope) e decidiu que tinha de inventar algo parecido. "Foi esse o momento. Este país tem 11 línguas e nem toda a gente percebe as canções. O som da vuvuzela toda a gente percebe".

Neil trabalhava numa fábrica de plásticos, perdeu algumas noites de sono e foi o primeiro a patentear a vuvuzela de plástico, em 2001. A empresa que fundou teve lucros de sete milhões de rands (700 mil euros) nos últimos cinco anos e já vende o instrumento para a Rússia e o Brasil. E basta ir ao YouTube para constatar que a invasão já chegou aos campos de basebol dos Estados Unidos.

O barulho nos estádios onde se disputam os jogos do mundial tem sido tal que mal se ouvem as claques e os próprios jogadores se queixam. Neil pede desculpa pelo incómodo causado, mas não tem grande peso na consciência: "Quando os craques marcam golos não se queixam." E já teve outra ideia: "Temos vuvuzelas que já vêm com protetores auriculares incluídos".

E agora que conhecemos o homem, porque não colocar uma vuvuzela no ouvido e soprar o bicho durante 5.850 minutos, ou seja 97 horas e meia, o tempo correspondente aos 64 jogos mais os prolongamentos do Mundial 2010? Eu já comecei a aprender vuvuzelar. Vejam a foto tirada na África do Sul.

2 comentários:

Carlos silva - TCV disse...

Aqui em Cabo Verde temos é "BUZINELA" ou seja, os taxistas e yacistas passa o tempo todo a buzinar nos nossos ouvidos, a porta da nossa casa, que se chega a pensar que o carro entrou pela casa dentro. Excelentes fotos.

Álvaro Ludgero Andrade disse...

Obrigado pela visita, Calu, as buzinelas são piores que as vuvuzelas porque para ouvir esas temos de ir aos estádios.