sábado, setembro 11, 2010

Ainda me arrepio

Lembro-me perfeitamente do dia 11 de Setembro de 2001. Trabalhava no coração de Miami, num escritório alugado no 28º andar do edificio do Citibank, no Miami Financial Center, localizado no Bayside, com uma vista panomámica fabulosa (foto 2, edificio do centro).

Depois de entrar na minha sala, dirigi-me ao espaço reservado para as refeições para tomar o café. Foi então que vi, na televisão, um avião embatendo contra um edificio e pensei logo: mais um acidente com esses aviozinhos pilotados por poderosos inexperientes ou por jovens irrresponsáveis. No entanto, os acontecimentos que se seguiram indicaram-me que estávamos frente a um momento de viragem na história moderna da humanidade.

Nove anos depois, me arrepio ao pensar nesse dia. Lembro-me que, momentos depois do terceiro ataque, o prédio foi evacuado porque foram feitas ameaças de que seria também atacado. Ao descer as escadas de emergência, fomos informados que a administração da empresa que geria o espaço onde estavam instalados os nossos escritórios localizava-se no último andar de uma das torres do World Trade Center. Em consequência....

Na altura colaborava com o Florida Review, um jornal virado para a comunidade brasileira do Sul da Flórida, e escrevi a matéria de capa: América atacada! Hoje, os loucos e terroristas continuam por aí, até um tal pastor que procura o protagonismo e, em consequência, aumentar o número de seguidores, consegue concentrar a atenção do mundo.

A América continua ferida e com razão. Muitos dizem que pagou o preço de muita injustiça cometida mundo afora. Eu continuo na minha: a maldade no coração humano e a ganância são as causas principais de todos os nossos males. De um lado e do outro.

Sem comentários: