quinta-feira, setembro 09, 2010

Bons e mais corações

Jornais japoneses afirmaram que apenas dois milionários chineses aceitaram, até agora, o convite para encontrar Bill Gates e Warren Buffet - os dois americanos mais ricos do mundo - num jantar filantrópico previsto para acontecer no próximo dia 29, em Pequim. A razão para a desfeita é que eles temem ter que fazer algum tipo de doacção.

Entretanto, o porta-voz da Fundação Bill e Melinda Gates na China confirmou ter explicado repetidas vezes aos cerca de 50 convidados que nenhum deles precisa fazer contribuições obrigatórias e que suas identidades não serãoo reveladas. Adianta, apesar de tudo, que está dificil confirmar as presenças.

Depois dos EUA, a China é hoje o segundo país com o maior número de bilionários, de acordo com a revista "Forbes". O megainvestidor Buffet declarou que ele e Gates, fundador da Microsoft, gostariam apenas de dividir as suas experiências em filantropia com os chineses. Quem confirmou a presença no encontro foi Chen Guangbiao, um dos mais bem-sucedidos empresários do país, que já prometeu doar toda a sua fortuna depois da sua morte a projetos sociais. Gates e Buffet fazem campanha para que os homens mais ricos do mundo doem pelo menos metade de seu dinheiro em vida, ou logo após sua morte, para caridade.

De um lado, homens que fizeram dinheiro à custa de muito suor e inteligência e que conhecem o drama dos que não têm nada. Do outro, aqueles que receberam a fortuna na sequência da sua ascensão no aparelho comunista e que, como todo o sistema chinês, fecha os olhos à miséria do gigante asiático, pois China não é apenas Xangai, Pequim, Macau e Kong-Kong.

Sem comentários: