domingo, abril 24, 2011

Nova geração, a mesma esperança

Um amigo meu, por sinal um ser humano de bons princípios e que admiro muito, respondeu-me a um email no qual lhe desejava Feliz Páscoa escrevendo "n ka ta gostá de Jesus". Pensei comigo, na hora: como é possível não gostar de um homem que apenas fez o bem e pregou, na prática, a não-violência, o amor e o respeito ao próximo??!!


A resposta passa necessariamente pela época pós-moderna em que vivemos. Os valores estão invertidos e aceita-se tudo, por mais estapafúrdio que seja, com os mesmos argumentos que se rejeitam os valores. Por isso é guru para aqui, bruxo para lá, astrólogo acolá, mentalista aí...


Não me parece ser difícil imaginar de onde vêm os muitos problemas que as sociedades enfrentam. Sem valores, a vida fica ao sabor das épocas e das modas, assim como dos líderes de ocasião. É que o ser humano sempre procura e segue um líder, mesmo inconscientemente.


Ao assistir hoje a um programa especial de Páscoa, na Igreja do Nazareno da Praia, preparado e interpretado por crianças, senti a alegria de saber que há uma nova geração capaz de mudar o seu tempo com a verdadeira mensagem da Páscoa: amor e reconciliação, valores que parecem ter sido lançados no lixo pós-moderno. À noite, deliciei-me com o concerto "Vivo Está", pelo orfeão nazareno de Cabo Verde, no palácio da Assembleia Nacional e frente a mais de 80 pessoas.


Quanto talento junto para anunciar a verdadeira mensagem da Páscoa! Que classe de apresentação! Simplesmente sublime!



Os tempos mudam e as distracções também. Agora é que Jesus não foi crucificado na quinta mas na quarta. Isto importa? Claro que não, e quem quiser saber o dia e a hora exactos, deve apenas ler a história e fazer contas.


O que de verdade importa é o significado da Páscoa, aliás da Ressurreição de Jesus, porque a Páscoa, na verdade, é uma festa tradicional judaica. Amor e reconciliação, dois valores que esta geração pós-moderna procura em todos os lados, menos no lugar certo.



Fotos com iphone.

Sem comentários: