domingo, novembro 16, 2014

Onde está a tua fé??!!!



A fé, por definição bíblica, "é a certeza das coisas que se esperam e a prova das que se não vêem". Difícil de explicar e entender, na verdade, mas fácil de comprovar. 

Muito diferente e variado é o significado da palavra fé nos mais diversos dicionários. O Aurélio, por exemplo, apresenta vários: Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro; sentimento de quem acredita em determinados ideias ou princípios religiosos;  estado ou atitude de quem acredita ou tem esperança em algo, etc.

Muitas vezes confundimos crença com fé, enquanto a primeira é um sentimento, passageiro ou firme,  a segunda é uma atitude permanente de saber que algo irá acontecer por cremos em Quem vai fazer as coisas acontecerem: Deus. 

Quando penso neste exercício, vem à minha mente a imagem de um aparelho de tv. Sei que ao ligá-lo vou ver imagens, ouvir sons, ter informações de lugares bem distantes. No entanto, apesar de saber que tudo isso irá acontecer, só terei a acesso a esse manancial de informação quando ligar o botão correcto "on". 

Ao contrário do que muitos pensam, nesta era pós-moderna, superabunda a fé, mas ela não liga nenhuma "tv" por não conseguir activar o botão "on". Acredita-se no pensamento positivo, na energia, nos deuses de tudo o que há por aí na natureza, na força interior, na lua cheia, no sol, nas vacas, em gurus, em líderes populistas, entre eles muitos religiosos que criam show-offs em templos, estádios, tvs, mas essa crença não activa o resultado da fé.

Eu creio no Deus que disse "pede-me e fazei prova de mim", não de forma egoísta ou exibicionista, mas tão-somente para que se cumpra a vontade d´Ele. Vontade que é melhor do que aquela que vemos com os olhos da crença porque os Seus pensamentos são maiores que os nossos.

Termina hoje a Campanha Nacional "Fé na Deus" da Igreja do Nazareno em Cabo Verde. Espero que a semente da fé em Deus tenha sido lançada em terreno fértil de cada coração crioulo que ouviu a palavra, pois a fé vem pelo ouvir. 

Experimenta Deus, meu amigo, crê n´Ele e Ele tudo fará. Feliz semana a todos!!!

Sem comentários: