segunda-feira, novembro 03, 2014

"Fé na Deus", mais do que uma expressão popular



"Fé na Deus", é uma expressão popular muito conhecida e usada em Cabo Verde. É normal encontrá-la nos botes nas praias e nas costas, nos conhecidos "hiaces" em Santiago ou nas antigas "jovitas" em Santo Antão. Em muitas "hora di bai" nos aeroportos e portos os emigrantes ouviram sempre dos pais, avós, pardinhos ou compadres "fé na Deus".

Arrancou no passado dia 1 de Novembro, a terceira Campanha Nacional da Igreja do Nazareno de Cabo Verde e este ano tem como lema "Fé na Deus". O desafio é grande porque não basta apenas lembrar aos cabo-verdianos que há que ter fé em Deus porque cultural e historicamente já o sabem, mas principalmente colocar no seu interior a necessidade de activar a fé em Deus.

A Bíblia diz que "a fé vem pelo ouvir", ou seja, a semente da fé é lançada pela palavra de alguém e quem crer nela desenvolve ele mesmo a sua fé através de um relacionamento pessoal com Deus.

Outra dimensão desse enorme desafio é o mostrar o Deus da fé, e não o deus que cada um pensa crer, acreditar ou seguir, ou em deuses de barro. Disseminar a fé verdadeira requer o conhecimento verdadeiro e pessoal de Deus.

O próprio Jesus Cristo perguntou uma vez se encontraria fé na terra, numa clara alusão aos tempos pós-podernos de hoje, em que se acredita em luz, energia, natureza, pensamento positivo, halloween, num guru qualquer, menos em Deus.

É hora de plantar a fé em Deus em cada cabo-verdiano e, com certeza, cada um e toda a Nação serão muito mais felizes. Com "Fé na Deus" tudo é mais fácil, não que as dificuldades não venham, mas são ultrapassadas ou vencidas, não que as lutas não surjam, mas a vitória é possível quando temos fé em Deus.

Tenho vivido essa intensa e linda experiência de descansar na fé que tenho em Deus, através de um relacionamento directo com Ele, sem intermediários. Da décima primeira ilha acompanho e entro nessa Campanha em oração e semeando a fé para quem ler e ouvir.

Cabo Verde necessita ter "Fé na Deus"!

1 comentário:

Unknown disse...

Deus abençoe... Belo artigo!
Que essa campanha abraça, abençoe e muda a sorte da nossa nação q' "Fé na Deus". Oziel