sábado, dezembro 17, 2016

O Natal e a Síria


Há muitos anos tenho vindo a dizer que a época natalícia é aquela em que o índice de hipocrisia colectiva atinge o seu ponto máximo. Todos somos bonzinhos, todos queremos alimentar os famintos, dar abrigo aos que não o têm, mostrar solidariedade, exibir. Sempre perguntei por que não nos preocupamos com esses desafortunados nos restantes 11 meses e meio do ano?!
Há anos que tenho escrito também que, se pudesse, evitaria essa troca de presentes de ocasião, que apenas enche os bolsos de quem não tem o mínimo respeito pelo signifcado do Natal e promove o consumismo, criando ainda uma imagem completamente distorcida no verdadeiro Advento.
Em troca, gostaria de ver famílias, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, desconhecidos, sentados em longas mesas, com comida e conversa. Como se alimenta a alma e os sentimentos com um prato de comida em paz e uma boa conversa!!!
Para os mais distraídos - em particular aqueles que remetem o Natal para as igrejas apenas, com programas e a americanização do evento - os primeiros cristãos se reuniam, não para rituais religiosos, aborrecidos e de culto ao líder, mas para comer, orar e ler a Palavra. E eram felizes. E assim é que me sinto feliz.
A propósito de hipocrisia, as televisões bombardeiam-nos nos últimos dias com imagens infernais da Síria, seguidas de um choro de líderes e organizações, como se aquilo fosse "obra do acaso". "A pior catástrofe humanitária do século", eh um dos títulos que mais me chamou a atenção. Pura hipocrisia.
Há anos que essa catástrofe está lá, com os piores relatos de violações de todo o tipo de direitos humanos. Enquanto isso, esses mesmos líderes estão, desde sempre, na luta pelo poder. Para mim, nessa "porcalhada" toda, sem qualquer respeito pela mínima dignidade humana, não há santos e pecadores, todos são pecadores. A começar pelo ditador Bashar Hafez al-Assad, um sanguinário da pior estirpe, que mantém um povo feito criado há décadas, e aos poderosos deste mundo que mais não fazem do que procurar o "ouro" e o poder. E aquilo que já era um desastre humano, ficará ainda pior, abrindo caminho a que "santos" surjam depois e ofereçam a reconstrução.
Triste realidade por saber que é apenas mais um capítulo da degradação humana, que sempre existiu e que emergerá em breve noutros lugares, ao vivo e em transmissão simultânea.
Como poderão esses líderes celebrar o Natal? Há corações demasiados duros, mas de sorrisos fáceis.
Natal não é nada disto. É muito mais...


PS: Meu desafio é explicar tudo isso e muito mais a duas meninas de oito anos expostas à globalização à hora do jantar?

1 comentário:

Emilio Fernandez disse...

Meu nome é Emilio , eu sou um menino espanhol e moro em uma cidade perto de Madrid. Eu sou uma pessoa muito interessada em saber coisas tão diferentes como a cultura , o modo de vida dos habitantes de nosso planeta, a fauna , a flora e as paisagens de todos os países do mundo, etc, em resumo, eu sou uma pessoa que gosta de viajar , aprendendo e respeitando a diversidade das pessoas de todo o mundo.

Eu adoro viajar e conhecer pessoalmente todos os aspectos acima mencionados, mas, infelizmente, como isto é muito caro e meu poder de compra é muito pequena , por isso desenvolveram uma forma de viajar com a imaginação em todos os cantos do nosso planeta. Alguns anos atrás eu comecei uma coleção de selos usados ​​, porque através deles, você pode ver fotos sobre a fauna, a flora , monumentos, paisagens, etc de todos os países . Como todo dia é cada vez mais difícil conseguir selos , alguns anos atrás eu comecei uma nova coleção , a fim de receber cartas tradicionais que me dirigiu em que o meu objetivo era fazer com que pelo menos uma carta de cada país no mundo. Este objetivo modesto é viável para chegar na maior parte dos países , mas, infelizmente , é impossível de conseguir em outros territórios , por diversas razões , ou porque eles são muito pequenos países com poucos população , ou porque são países em guerra , ou porque são países com pobreza extrema , ou porque por algum motivo o sistema postal não está funcionando corretamente .

Por tudo isso, eu gostaria de lhe pedir um pequeno favor:
Estaria a gentileza de me enviar uma carta por correio tradicional de Cabo Verde? Eu entendo perfeitamente que você acha que seu blog não é o lugar apropriado para pedir isso, e até mesmo , é muito provável que você ignore a minha carta , mas eu gostaria de chamar sua atenção para a dificuldade na obtenção de uma carta daquele país, e também Eu não conheço ninguém nem onde escrever em Cabo Verde , a fim de aumentar a minha coleção. uma carta para mim é como uma pequena lembrança , como se eu já tinha visitado esse território com a minha imaginação e ao mesmo tempo , a chegada das cartas de um país é um sinal de paz e normalidade e uma maneira original de promover um país em o mundo . Meu endereço postal é o seguinte :

Emilio Fernandez Esteban
Avenida Juan de la Cierva , 44
28902 Getafe ( Madrid)
Espanha

Se desejar, você pode visitar o meu blog www.cartasenmibuzon.blogspot.com onde você pode ver as imagens de todas as cartas que tenho recebido de todo mundo .

Finalmente, eu gostaria de agradecer a atenção dada a esta carta, e se você pode me ajudar ou não, eu enviar os meus melhores votos de paz , saúde e felicidade para você , sua família e todos os seus entes queridos .

sinceramente seu

Emilio Fernandez