domingo, dezembro 04, 2016

Um tapete vermelho muito especial


Há exactamente um ano, a 4 de Dezembro de 2015, nascia pela quinta vez, como diz a Valéria, e no primeiro ano desse quinto aniversário não podia deixar de celebrar. Foi nesse dia que os médicos retiraram-me o quarto câncer, agora na mama direita.

Após a retirada da primeira mama, em Setembro de 2013, três semanas antes de vir para Washington, decidi que retiraria a segunda em virtude de não pretender tomar um comprimido (uma quimioterapia) durante cinco anos, com os tradicionais efeitos colaterais. Entretanto, pelo meio surgiu o câncer no pâncreas que, pelo seu alto nivel de mortalidade, exigiu tratamento obrigatório prioritário. Entretanto, os médicos diziam para não me preocupar porque a outra mama estava bem, mas algo sempre me dizia que tinha de a retirar.

Quando foi possível, a cirurgiã voltou a perguntar-me se queria mesmo, tendo respondido que sim, com uma frase que fez a doutora ganesa rir muito: "não tenho ninguém para dar de mamar e sabe que em África somos bonitos de qualquer jeito". Antes da cirurgia, fiz alguns exames a confirmar que não havia câncer e que seria mesmo uma intervenção preventiva.

Durante a minha vida, aprendi e provei que quando descansamos em Deus - não apenas em momentos de sufoco, mas de forma permanente e total - Ele, que conhece o caminho, estende uma auto-estrada maior do que aquele "caminho de cabra" que pensamos necessitar para continuar o caminho. A nossa fé, não poucas vezes, limita-se a um favorzinho pequeno, "apenas para vencer esse problema", quando na verdade Deus quer abrir à nossa frente uma passadeira vermelha.


A cirurgia foi um sucesso, a recuperação muito rápida, mas a biópsia feita ao material retirado comprovou que havia um câncer em estado embrionário. Ao contrário do que indicaram os exames e os médicos. Que ficaram pasmos!

Na sua infinita misericórdia, Deus superou todas as expectativas para surpresa dos próprios médicos que, no entanto, se congratularam com o facto.

Neste dia de celebração - será que sairá um bolo, Valeria Andrade???!!! - , volto a agradecer a Deus pela misericórdia e graça, aos médicos pelo profissionalismo e cuidado, à família pelas orações e apoio, bem como a todos os amigos pela solidariedade.



Deus sempre supera as nossas expectativas. Bom domingo!!!

Sem comentários: