sexta-feira, janeiro 18, 2008

A propósito de nomes

A escolha de nomes para os filhos constitui um momento sempre complicado para os pais. Alguns querem acertar no significado conhecido dos nomes. Outros preferem homenagear pais, avós ou pessoas que lhes são ou foram queridas. Há aqueles ainda que impõem os nomes "porque sim": "Sou o pai e o filho é meu e vai-se chamar como eu quero".
No meu caso, nunca me preocupei muito com o significado dos nomes porque não acredito que o significado esteja na origem dos nomes, ou seja, não foi o significado que deu origem ao nome. Penso que foram as pessoas que, pelo que fizeram, deram um determinado significado aos respectivos nomes.

Por isso, sempre optei por nomes que fossem bonitos e que não deixassem os filhos numa situação embaraçosa. Imaginem nomes como Nabucodonosor, Genovevo, etc. Por isso, os nomes Diego e Elias, e as duas filhas que, se Deus quiser, nascerão no dia 29 de Janeiro, serão registradas como Bianca e Bruna.

Entretanto, nas andanças pela internet, encontrei uma página que se dedica aos significados dos nomes. Por curiosidade procurei os significados e encontrei os seguintes:

Diego: Deriva-se do grego didachos, que significa “instruido”. Um dos personagens mais conhecidos com esse nome foi Don Diego de La Vega, quem, vestido de Zorro, lutou por impor justiça.

Bianca: Variação de Branca. Marca uma pessoa com grande capacidade de observação e senso de justiça. É do tipo que pouco erra nas avaliações e nos julgamentos. Pode ser bem sucedida como advogada ou juíza.

Bruna: Significa morena, escura e se relaciona a uma pessoa calma, gentil, diplomática, bondosa e organizada. Apesar de não ser ambiciosa ela consegue tudo que deseja, mas sempre pela persuasão, pela capacidade de convencer e nunca pela força.

Elias: Nome de um profeta bíblico. Significa Deus é Javé e predispõe a pessoa a ter uma intuição muito forte. Mas também indica um homem com muito apego aos valores materiais, com forte sentimento de posse e que vive em busca do prazer inconseqüente. Os pais devem ensiná-lo a liberar seu amor, sua alegria - e seu senso.

Para completar a minha curiosidade, quis saber mais:

Valéria: Feminino de Valério, que vem do latim e significa cheio de saúde. Com o dinheiro resolvem-se muitos assuntos difíceis. Tudo é permitido se é feito por amor: o amor move montanhas. Desempenha seu trabalho com eficiência e aproveitamento.

Álvaro: O que defende de todos e indica uma pessoa de iniciativa, que está sempre em busca de novas oportunidades. Mas não faz nada sem antes avaliar atentamente todas as chances de progresso e todos os riscos de fracasso.

Curioso ou não, alguns aspectos batem certo. Coincidência ou não? Fica a curiosidade,

Sem comentários: