terça-feira, novembro 04, 2008

Duas notas positivas

O recente debate realizado pelo jornal A Semana entre o antigo primeiro ministro Carlos Veiga e o actual chefe de Governo José Maria Neves e a apresentação por parte dos integrantes da Câmara Municipal da Praia dos seus patrimónios pessoais são duas notas positivas que contrastam o clima de crispação existente entre os dois principais partidos cabo-verdianos.
O debate provou a existência de uma maturidade política que tarda em se afirmar, por parte da imprensa e dos dois mais importantes políticos dos últimos 15 anos. Um debate civilizado, olhos nos olhos, de cinco horas, por si só, é um facto. Nesse caso, foi possível ver que através diálogo pode-se gerar consensos entre opositores políticos, por mais opostas que sejam as suas opiniões.

Não quero me deter no conteúdo das posições de Veiga e Neves. O que mais chamou a minha atenção foi descobrir consensos em áreas fundamentais para o país. Consenso não significa unanimidade. É isto que a classe política e os consumidores da imprensa devem compreender e assimilar. E ninguém melhor que Carlos Veiga e José Maria Neves para dar o exemplo.

A apresentação do património pessoal das membros do executivo camarário da capital é outra nota positiva que registo. Espero que esse acto reflicta um verdadeiro sentido do serviço público e que todos os patrimónios (incluindo das esposas e associações empresariais) tenham sido revelados. Espero também que esse acto seja o primeiro de uma nova postura de todos os servidores públicos.

1 comentário:

Anónimo disse...

necessario verificar:)