domingo, agosto 02, 2009

Opinião de peso, mas cuidado com a basofaria crioula

O Subsecretário de Estado americano para Assuntos Africanos, Johnnie Carson, descreveu Cabo Verde com uma história de sucesso em África, de acordo com um despacho da Voz da América, citado pelo Visãonews. Carson fez essas declarações em Washington, durante um encontro com a imprensa para abordar a próxima visita da Secretária de Estado, Hillary Clinton, a sete países africanos incluindo Cabo Verde e Angola.

Aquele governante afirmou que Cabo Verde é um Estado democrático, bem administrado e cujo governo tem usado a ajuda económica "extraordinariamente bem". A este respeito, o diplomata americano fez referência especial aos fundos entregues a Cabo Verde ao abrigo do programa Millenium Challenge Account.

Sem dúvida, uma opinião de peso que, embora existam razões outras que só a próxima década irá revelar para o súbito interesse americano por Cabo Verde, deve ter-se em conta. Além disso é verdadeira e tem o peso de vir da maior potência mundial. Por outro lado, todos os países gostariam de ser agraciados com tal comentário.

O que me preocupa sim é a basofaria crioula que já está à solta. Alguns já pensam que a visita de Hillary Clinton é o máximo, outros até se esquecem que se a chuva não vir continuaremos tristes, mesmo depois dos largos sorrigos de Hillary. Bom mesmo seria aproveitar todo o aparato que a segunda personalidade de Washington arrasta e a repercussão na mídia americana que esta visita poderá ter para procurar investimentos para as ilhas. Ou seja, entrar na onda do americano: business!

Sem comentários: