quarta-feira, agosto 19, 2009

Uma boa notícia

Em tempo de crise, recessão e alterações climáticas, dois irmãos chilenos decidiram apostar no optimismo e criar o jornal digital El Buen Diario, o primeiro neste suporte na América Latina a publicar apenas boas notícias.

Em declarações à agência noticiosa espanhola EFE, os irmãos Sebastián e Cristóbal Díaz de Valdés afirmaram que a crise nos meios de comunicação se deve aos conteúdos divulgados, que dão uma "visão muito negativa" da actualidade.Assim, Sebastián, que é psicólogo, e Cristóbal, que é comunicador social, uniram-se para combater "uma crescente insatisfação com os meios tradicionais" e para propor uma ferramenta baseada nas experiências positivas que o primeiro viveu com os seus pacientes na clínica onde trabalhava.

De acordo com Sebastián, "da mesma forma que não é necessário ser psicólogo para curar alguém, não é preciso ser jornalista para se ter um diário", sendo possível "obter experiências junto das pessoas que as saibam comunicar".No El Buen Diario (O Bom Diário), os critérios de publicação são claros: a notícia deve referir-se a "acontecimentos, situações ou exepriências que possam ser replicados noutros lugares, que sejam um incentivo ao desenvolvimento do ser humano e que estejam em sintonia com o meio ambiente".

Por terem optado pelas boas notícias - na linha do britânico Optimist World ou do norte-americano The Good News Network - os mentores do projecto já foram acusados de dar uma visão parcial da realidade, ocultando factos negativos como os assaltos e as violações. "É uma alternativa. Acredito que estamos a mostrar algo diferente mas que ocorre mais do que se imagina", disse Sebastián, para quem o jornal surge num momento em que várias pessoas se apercebem de que criticar ou destruir não são opção, sendo preferível construir e valorizar as coisas que nos fazem sentir bem.

A proliferação de plataformas para a comunicação através da Internet facilitou o nascimento de iniciativas de intercâmbio social, redes de contactos e meios alternativos, e este jornal virtual, com dois meses de existência, acumula 1.500 visitas diárias.Segundo os irmãos Díaz de Valdés, na Argentina existia uma proposta similar mas de publicação muito irregular, enquanto El Buen Diario pretende divulgar notícias optimistas diariamente e chegar às 100 mil visitas diárias.

in Lusa

PS. Sem comentários. Clique no título.

1 comentário:

Amílcar Tavares disse...

Que seja uma pedrada no charco. Vida longa ao El Buen Diario!!