segunda-feira, abril 12, 2010

Canção à liberdade

A cidade da Praia, mais exactamente a Pracinha da Escola, foi palco de dois dias memoráveis e que, como disse um amigo meu, "deram para limpar os ouvidos". A edição de 2010 do Kriol Jazz Festival foi um canto à boa música, ao prazer elevado à sua enésima potência, enfim, à liberdade. Não fosse o jazz o género privilegiado para a liberdade criativa, por sinal, o meu género preferido...

Falar dos artistas e grupos presentes é chover no molhado, ao que se deve debitar o meu reduzido conhecimento na matéria. Estive presente nos dois dias, acompanhado da Valéria e das minhas duas filhas, de pouco mais de dois anos e que, entre pizza e sumo, mexeram o corpo e ouviram o que de melhor esta terra registou em matéria músical nos últimos tempos. Deliciei-me com a música, claro, mas também com o ambiente criado, apesar do cabo-verdiano teimar em ir aos espectáculos musicais apenas para marcar presença e aparentar estar "in", tanto é o barulho que faz em vez de apenas ouvir.

Como também tenho as minhas preferências, destaco o insuperável Kim Alves, que elevou ao máximo o meu orgulho crioulo, Jaques Morelenbaum que, com o seu seu Cello Samba Trio integrado pelo o violonista Lula Galvão e o percussionista Rafael Barata, ofereceu-nos um tour pelo melhor da música brasileira, e os Manhatam Transfer. Para esses últimos recuso-me a adjectivar a sua prestação, tão somente deixo aqui a frase que a minha esposa repetiu algumas vezes durante a actuação: "sinto-me para Manhatam e Bronx".

A cidade da Praia, defitivamente, parece ter encontrado um filão que poderá torná-la num importante ponto da agenda jazzística internacional. A Câmara Municipal e a Harmonia descobriram os ovos exactos, falta apenas cimentar a omelete e, evitando a gula e a basofaria crioulas, servi-la da melhor forma. Parabéns!

Quero acreditar que, cada mês de Abril, a Praia estenderá o tapete vermelho ao Kriol Jazz Festival. Até lá, é possível avançar com outras iniciativas que, embora pequenas, transformem a Pracinha da Escola num espaço musical de bom gosto. A Praia agradece, assim como a nossa alma e os nossos ouvidos.

Em tempo: Hoje, ao verem a rubrica "Repórter do Dia" na TCV, com a particular e maravilhosa assinatura de Margarida Fontes (como sempre), as minhas filhas comentaram "música, papá!". Pelo sorriso com que acompanharam a exclamação, deu para ver que também elas, na sua inocência, sentiram que de facto houve música.

Sem comentários: