quarta-feira, janeiro 19, 2011

Mais um passo

A TCV e a RCV realizaram ontem o primeiro debate em directo entre os candidatos a primeiro-ministro na história de Cabo Verde. Foi um momento único, com o país parado para ver e ouvir o debate. A Electra do nosso descontentamento fez das suas ao"negar" luz à capital e São Domingos.
O certo é que José Maria Neves e Carlos Veiga, os dois primeiro-ministros dos últimos 20 anos, sentaram-se frente-a-frente, olharam-se nos olhos e cada um disse o que lhe ia na alma. A TCV, que garantiu toda a produção fez um trabalho extraordinário, e a RCV deu um toque planetário ao levar o áudio a todo o mundo.

O debate foi um debate no formato que se usa em várias partes. Os sabichões aqui da praça - que sabem de tudo menos do seu mettier - esperavam um desfilar de promessas ou plataformas. O debate não é para isso, mas sim para os contendores mostrarem os seus argumentos como alguém ue domina as matérias em discussão.

Fora das instalações da TCV, apoiantes dos dois candidatos mostraram estar preparados para a campanha que começa amanhã. Tudo acabou em paz e gostaria que assim acontecesse até o dia 7 de Fevereiro. No entanto, quem, como eu, anda pelas ruas e fala com as pessoas, sabe que a temperatura está muito alta e pode terminar em febre de 40.

Do meu lado, fiquei feliz pela produção das duas séries de debates, na qual participei desde o início: temáticos e os dos líderes. Conseguimos subir mais dois degraus na escada da maturidade política do cabo-verdiano que, na sua grande maioria, ficou estagnada em 1991. Mas, na realidade, há muito verniz e pouca matguridade política.
PS: As fotos são do colega Eneias Rodrigues, de A Semana





Sem comentários: