sábado, março 26, 2011

A hora do planeta é hoje

A “Hora do Planeta” está marcada para hoje e incentiva cidades de todo o mundo a desligarem as luzes e provocarem um efeito global em onda, quando forem 20 horas e 30 minutos em cada país. A organização lançou também uma aplicação de “smartphone” para levar a iniciativa “para lá da hora”.

É um evento promovido pela ONG World Wide Fund for Nature (WWF) com o objectivo de alertar para os perigos das alterações climáticas. Todos os anos a organização incentiva cidades de todo o mundo a desligarem as luzes por uma hora. As cidades envolvidas devem reduzir ao máximo a sua factura energética entre as 20h30 e as 21h30 locais. O evento começa em Sidney, na Austrália, alastrando pela Terra em efeito onda devido aos diferentes fusos horários.

A “Hora do Planeta” teve início em 2007, em Sidney. Com este gesto simbólico espera-se promover um impacto positivo no ambiente, reduzindo o consumo de energia durante essa hora e fomentando bons hábitos energéticos. Mais de 128 países e territórios aderiram à iniciativa em 2010 e este ano estão inscritos 130, mas poderão ser os “smartphones” e redes sociais a dar o maior impulso.

Beyond the Hour” (para lá da hora) é o nome da plataforma e respetiva aplicação, já disponível na App Store da Apple e no Android Market da Google. Ele permite a qualquer pessoa partilhar ou participar em ações ambientais assim como partilhar todas essas informações nas redes sociais. A plataforma vai ser traduzida em 11 línguas para adquirir uma faceta verdadeiramente global.

Apesar do conhecido atrevimento crioulo e do tão falado prafrentex, nenhuma cidade cabo-verdiana aderiu à iniciativa. Será que aqui não temos problemas com o ambiente??!!

Sem comentários: