quarta-feira, setembro 07, 2011

A saudade já sentida do Jonas!

Foto, com a devido vénia, do www.epistolaonline.blogspot.com
Era cedo, hoje, 7 de Setembro, chovia em New Bedford, e orava pelo meu grande companheiro, amigo, irmão do peito, Ermelindo Duarte, o Jonas, para os mais próximos, e com o devido respeito, "a baleia". Horas depois recebia o email que comunicava a sua promoção à Glória.
 
 
Não chorei, como noutras ocasiões, mas bateu forte a saudade ao falar por telefone com o filho Nilton, que conheci correndo nas imediações da casa onde morava em S.Vicente, bem "cabeça rijo", juntamente com Otá, Tito e Carlinhos. Eram crianças...
 
 
Nesta hora fica o consolo do Jonas que eu conheci quando tinha os meus 15/16 anos. Ele que, ao saber que havia uma turma de abusados na Igreja do Mindelo, quase jurou ao pai que não voltaria a pisar a igreja. Quando, pela força do Evangelho regressou, caiu no nosso meio e de nunca lá saiu. Muitos saímos de Mindelo, mas ficámos com o Jonas sempre no coração e na memória.
No orfeão de Mindelo, ao lado do Ermelindo.

Em pouco tempo era o Presidente da Juventude, o nosso líder, e, apesar da diferença de idade, estava sempre connosco, nos bons e nos maus momentos. Conheci o Jonas muito bem, e vi as suas muitas e muitas virtudes. No futebol, nos desafios da juventude, nas passeatas pelas ruas de Mindelo à noite, nos sarauas e serenatas, nas voltas e voltas pela praça, nas idas aos acampamentos e assembleias realizados na Praia, São Nicolau e Brava, enfim... sempre ele estava aí com os seus jovens. Quanto tempo passei na sua oficina de carpintaria, falando, falando, contando anedotas, aprendendo da vida.....
Para ele, estar com os seus jovens era o máximo, gastando, até, e muito, do seu dinheiro.
As duas noites que separam a morte do seu sepultamento físicos não dariam para contar os muitos e bons momentos vividos com o Ermelindo. Fica o exemplo, a motivação de um homem que sempre acreditou ser possível fazer melhor, a boa disposição, o bom garfo, o amigo do seu amigo.
À Elisa, Nilton e restantes familiares um abraço apertado, a todos que sentem o passamento do nosso Jonas que vivam como ele: com fé e muita alegria. Aos do nosso grupo liderado por Jonas uma "peitada" de saudade.

4 comentários:

Nicha disse...

Esta saudade e de todos nos. Jonas vai estar para sempre no nosso pensamento e no nosso coracao. E parte de nos que partiu para O descanso e em nos ficam as lembrancas que nao se apagam. Jonas, descansa com o Senhor que encontrar-nos-emos outra vez!

Djon/Nazaré disse...

Ainda na minha conversão em 85 convivi com Sr. Ermelindo (Jonas )meu padrinho do meu casamento quantas boladas dei-lhe no Kevin ,hoje senti a sua falta e aquela saudade dos bons tempos ,desejo que a terra seja leve para ele, foi sempre uma benção para mim , peço desculpas pelos momentos que ñ o procurei , ao Ps. Nilton , D. Elisa e familia terão sempre os cuidados do Senhor.

Ivan Duarte disse...

Vivamos de maneira tal que quando chegar a nossa vez, assim como o Tio Ermelindo, continuemos falando, mesmo depois da morte.Ele tocou a vida de todos quantos conviveram com ele, e eu não constituo excepção.Homem generoso, trabalhador e que nunca reclamou, apesar do seu muito sofrer, pelo contrário, animava aqueles que iam vê-lo.

Álvaro Ludgero Andrade disse...

Obrigado pessoal por homenagearmos esse grande herói, o nosso Jonas!