terça-feira, junho 25, 2013

DIÁRIO DE INDIANÁPOLIS No. 3



A presença de delegados de 159 países na Assembleia Geral revela a internacionalização da Igreja do Nazareno, facto que reputo de muita importância. Na verdade, não acredito que à excepção das Nações Unidas e suas agências ou  similares, como a Cruz Vermelha, existam muitas organizações tão internacionais como a IN.

É visível na plateia a enorme presença de delegados da África e da América do Sul, assim como, em menor número, da Euroásia, região que mais tem crescido nos últimos anos: 400 nazarenos a cada semana.

Apesar dessa multicularidade latente, a identidade nazarena continua a ser muito americana, o que já começa a criar algumas “desinteligências” que espero não provoquem rupturas. Os americanos, que contribuem com a grande maioria do orçamento mundial da IN, querem manter as suas tradições, o que é naturalmente compreensível. Eu também quero ser um nazareno crioulo, com as minhas cores, roupas, músicas, estilo de vida, mas mantendo o padrão de Santidade.

Acredito que a pouco e pouco, sem rupturas mas com pontes e a emergência de novas gerações, a IN será mais colorida e mais multicultural, mantendo a sua essência e a sua mensagem. Para tal, as regiões terão de ganhar o seu espaço com liderança, trabalho e engajamento na organização em todos os níveis. Todos sairemos a ganhar.

Orgulho crioulo


Nunca tive problemas com o orgulho, mas rejeito sim a vaidade. Há quem confunda as duas coisas. Esta segunda-feira foi com muito orgulho que apreciei o relatório global da IN apresentado pelo crioulíssimo Dr. Eugénio Duarte, reeleito, de seguida, para mais quatro anos como Superintendente Geral, com o menor número de votos negativos, 36, contra 897 positivos.

Nota negativa


O melhor prato da semana

Para a comida, cara para o orçamento da AG tendo em conta o preço que vemos no menú, mas insuficiente, pouco variada e sem muito gosto. De vez em quando há que dar um salto ao Centro Comercial ao lado para saborear uma boa comida chinesa. Senti saudades do refeitório das nossas Assembleias Distritais, onde se servem autênticos banquetes. Ainda me lembro da do ano passado em São Vicente.
Organização invejável


Se há coisa em que os americanos são bons é na organização e roçam a perfeição. Dezenas de resoluções e relatórios são aprovados com uma rapidez extraordinária. A minha pergunta continua sendo a mesma: porque não aprendemos com eles? A vida seria mais fácil…

Hora de ir para cama. Cansado, chego ao hotel por volta das 21:45 e decido relaxar-me na piscine do hotel. A água deve estar bem morna e nada como fazer algum exercício depois de 12 horas sentado.

Ao descer a água a surpresa: muito fria. Quinze minutos foram suficientes.

Boa noite!!!




Sem comentários: