domingo, março 29, 2015

Não atire a toalha!


Há pequenas coisas que acontecem no dia-a-dia e que se transformam em grandes lições. Era sábado e fui tratar de um assunto importante que tinha deixado arrastar por muito tempo. Decidi que tinha chegado a hora de o resolver.

Dirigi-me ao local e frente a uma longa fila de pessoas, o funcionário avisou que o "sistema estava fora do ar" - pensei logo na minha terra e naqueles que pensam que aqui nos EUA não existem falhas - e que não havia projecção de quando e se voltaria a funcionar. Avisou que eu, tal como as outras pessoas, tinha o livre arbítrio de decidir esperar ou ir embora.

Pelo meio, outro cliente mais afoito do que eu, depois de muitas perguntas com a mesma reposta, questionou o funcionário de forma especulativa: "da outra vez que houve um problema semelhante, quanto tempo demorou?" "Quatro horas", respondeu o funcionário, lembrando que no sábado o expediente era das 8 às 12.

Quem me conhece sabe que fico um pouco "irritado" quando as coisas não funcionam bem e como devem funcionar. Por momentos, debati-me entre ir embora e dar lugar à ira ou ficar. Decidi esperar pacientemente, sabendo que nada se consegue facilmente. E, para isso, não precisava de exemplos nem provas. Eu.

Depois de uma hora, o tal "sistema" ressuscitou e começou o atendimento de mais de 150 pessoas que estavam na fila, que não cansava de engrossar.

Enquanto esperava pacientemente, e com a bateria do móvel quase a esgotar de tanto ler, ver e comunicar, conclui que tinha esperado demais e aproximei-me do balcão para tentar saber o que se passava, com o sangue crioulo já quente. À distância ouvi que havia pessoas que tinham feito marcações "online" e que tinham prioridade. Entendido.

Em todo este processo, identifiquei a pessoa que me ia atender e à distância não gostei da forma como tratava as pessoas, o que não era bom sinal para a resolução do meu problema. Continuei à espera, e a dizer a Deus "este problema vai ser resolvido hoje".

De repente, noto que a tal funcionária sai do posto e dá lugar a outra pessoa, cujo comportamento era bem diferente. Mais amigo, digamos! Fui o segundo a ser chamado e num fechar de olhos resolvi o meu problema.

Se tinha dúvidas, voltei a aprender que a paciência e a perseverança são dois ingredientes básicos para o sucesso, em qualquer aspecto da vida. E quando elas são abençoadas por Aquele que "tudo faz para o bem daqueles que O amam e servem", a vida fica menos difícil ou, melhor ainda, fica mais fácil.

Não se desespere! Espere paciente e perseverantemente! Seja decidido e nunca atire a toalha ao chão!

Bom domingo!

Sem comentários: