quarta-feira, abril 15, 2015

Ele chegou e mudou

À hora marcada, ele chegou para a consulta semestral e na qual, como nas outras ocasiões nos últimos quatro anos, o oncologista iria lhe comunicar o resultado da última tomografia computadorizada (TAC). Depois da visita da enfermeira, chegou a médica assistente, que actualizou toda a informação e quis saber como ele se encontrava. Auscultou-o, disse que estava tudo bem, mas que o oncologista principal viria dentro de minutos para falar sobre a TAC.

O paciente, sozinho e enquanto espera, continuava a sua luta mental, entre a parte natural, que sugeria que o teste podia ter dado positivo, e a sua fé, que lhe repetia que Deus o tinha curado. A sua mente retrocedeu alguns minutos, mais precisamente para quando estava no metro, a caminho do hospital. Ao pegar o celular para por em dia os emails pessoais e as últimas manchetes e posts do Facebook e Twitter, deparou-se com uma aplicação aberta que nunca tinha usado, mas que, nessa altura, abriu exactamente no capítulo 43 do livro de Isaías, na Bíblia, e que dizia:

"Quando passares pelas águas estarei contigo e pelos rios eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.   Porque eu sou o Senhor teu Deus(...) Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti e os povos pela tua vida.  Não temas, pois, porque estou contigo..."(sic).

De volta ao consultório, nem a médica assistente nem o oncologista. Passaram-se 40 minutos e, de repente, abre a porta e o oncologista começa por lhe pedir desculpas: "Estive a ver muitas imagens, gráficos, leituras, a discutir com a minha colega, porque o seu caso é muito complicado, são muitas operações, como a criação da neo-bexiga, cânceres muito particulares, como o da mama e do pâncreas..." 

Mas o nosso paciente só queria saber o resultado da TAC. Enquanto isso o oncologista lá mandou chamar a nutricionista também, enquanto continuava a tentar encontrar respostas juntamente com a assistente. Mais uns longos minutos de espera.

O paciente continuava a querer saber o resultado da TAC, mas o médico dava indicações dos especialistas que, a partir de agora, passariam a acompanhá-lo. É então que o nosso paciente decidiu ter chegado a hora de enfrentar a verdade e  interrompeu a conversa: "Dr. e o resultado da TAC?"

O oncologista foi rápido: "Ah, está tudo bem, não há nenhum indício de câncer, está tudo limpo, sem problema, fique descansado, mas o que importa agora é garantir uma alimentação equilibrada para que o seu organismo reaja bem e tudo continue como está". O nosso paciente relaxou, enquanto o oncologista volta a repetir, para espanto da médica assistente que tinha os olhos arregalados: "Tenho muitos anos nesta área, mas o seu caso é bem estranho e sui generis, contra toda a lógica, mas está muito bem".

Foi nesse instante que ele lembrou-se de uma verdade absoluta muito bem explicada pelo apóstolo Paulo, no seu livro aos Coríntios: "Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias e as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes". 

Uma vez mais, Deus chegou e mudou tudo porque tem propósitos para a vida desse paciente. Simples, bastou ter fé e confiar que Ele baralha tudo e volta a colocar tudo em ordem.

O paciente sou eu, a cena aconteceu no passado dia 13 de Abril no Georgetown University Hospital, aqui em Washington DC. 

PS: Este texto não tem outro propósito que não seja o de cumprir uma recomendação que Jesus deu a um homem que ele curou "Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que Deus  te fez e como teve compaixão de ti”.

Sem comentários: